ok
   
 
     
  DESCRIÇÃO GERAL - ACERVO  
     
 

 

Formado por mais de quatro mil peças, o acervo do Museu da Inconfidência possui exemplares de praticamente todas as esferas da vida sociocultural mineira dos séculos XVIII e XIX. Representantes da produção humana em face de suas necessidades de sobrevivência, deleite e comunicação, os objetos estão intimamente relacionados à formação da sociedade brasileira.

É possível verificar vestígios dos sistemas construtivos de caráter religioso e profano, além de objetos de uso pessoal, destinados à vestimenta, à ornamentação, à proteção e à guerra. Destacado, em grande parte, por sua raridade e beleza, o acervo é caracterizado, ainda, pelo seu relevante conteúdo histórico e iconográfico.
 
A importância dos objetos de arte que compõem a atual exposição chama a atenção também por sua autoria. Ali estão obras de Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), Francisco Vieira Servas, Francisco Xavier de Brito, Manoel da Costa Athaide, João Nepomuceno, Armand Julien Pallière, dentre outros.
 
Merecem particular atenção coleções como a de partituras levantadas por Francisco Curt Lange, pesquisador que descobriu um século de musicalidade que era ignorada pelos especialistas brasileiros e os processos judiciais referentes às ações que tiveram curso nos séculos XVIII e XIX, altamente reveladores sobre o núcleo urbano mineiro nos séculos XVIII e XIX.
 
O núcleo inicial do acervo do Museu da Inconfidência procedeu de três fontes principais: Museu Arquidiocesano de Mariana, Museu Vicente Racioppi e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A partir daí ele foi se ampliando por meio de compras e doações.
 
 

 

 
   
     
 
© Museu da Inconfidência | Todos os direitos reservados
Praça Tiradentes, 139 - Centro - Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil - CEP: 35400-000
Tel: +55 (31) 3551-1121 e (31) 3551-5233
ExpandWEB - Desenvolvimento, criação, manutenção de web sites - Hospedagem WEB e Publicidade e Propaganda :: www.expandweb.com